Aphcemg reitera retirada da Ceasa do PND

Em visita à CeasaMinas de Contagem, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), anunciou que pedirá ao presidente Lula a retirada do entreposto do Plano Nacional de Desestatização (PND). A notícia foi dada durante solenidade realizada no auditório do Minas Bolsa, no dia 16 de março, que contou também com a presença da prefeita de Contagem, Marília Campos, do presidente da Ceasa, Luciano Oliveira, do presidente da Aphcemg, Lauzinho e demais representantes dos comerciantes, carregadores e trabalhadores do entreposto.

Teixeira também se comprometeu a criar um grupo de trabalho, que deverá atuar por 90 dias. O objetivo é discutir o melhor modelo de gestão para a CeasaMinas, uma vez que o leilão para a desestatização da empresa está suspenso desde dezembro do ano passado. “Vou pedir autorização ao presidente Lula para tirar a CeasaMinas do PND para abrir o debate sobre o abastecimento, discutir o papel da central e qual o melhor desenho da empresa dentro do programa de abastecimento”, afirmou.

Antes da visita do ministro, Lauzinho já havia solicitado a retirada da Ceasa do PND via ofício entregue ao deputado federal, Padre João (PT), durante visita deste à sede da associação, no dia 06 de fevereiro, juntamente com o deputado estadual, Leleco Pimentel (PT). No dia do evento, o presidente da Aphcemg também destacou: “Nós temos hoje uma média de 11 a 12 mil agricultores familiares que dependem dessa estrutura do MLP para levar o seu pão de cada dia para casa. Então a gente precisa da Ceasa fora do PND para todos poderem trabalhar com esperança”.

Diante de tudo o que foi debatido, a prefeita de Contagem destacou a relevância do encontro, considerando o papel que o entreposto desempenha para toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte. “A CeasaMinas, além de ser responsável pelo abastecimento, que é uma questão estratégica e deve ser prioritária, tem importância grande, porque garante a governabilidade de pessoas que moram nas cidades vizinhas”.

Novidades

O ministro aproveitou o encontro para anunciar outras medidas do governo federal que visam beneficiar o pequeno produtor. A primeira delas foi a ampliação do Programa Nacional de Alimentação (PNAE), que prevê a compra de 30% de produtos diretamente da agricultura familiar. Já a segunda foi o lançamento da nova edição do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma iniciativa que visa investir R$ 500 milhões, junto das prefeituras, para a aquisição de produtos da agricultura familiar que serão distribuídos a entidades assistenciais que atendem populações em vulnerabilidade alimentar.

Mais Notícias