Ministro Paulo Teixeira, do MDA, visita a CeasaMinas e anuncia fim da desestatização

O ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, visitou a CeasaMinas em Contagem no dia 09 de setembro, quando anunciou oficialmente a retirada da empresa do Plano Nacional de Desestatização (PND). Essa decisão abre caminho para novos investimentos na infraestrutura da central de abastecimento, com expectativas de melhorias significativas para os produtores rurais e toda a cadeia de comercialização.

O ministro também destacou que, em parceria com o BNDES, o governo federal pretende implementar um projeto de melhorias nas instalações e operações da CeasaMinas. Além disso, Paulo Teixeira enfatizou a intenção de fortalecer o Prodal Banco de Alimentos, buscando referências em modelos de sucesso em Curitiba e no Ceará.

Carlos Magno Ribeiro Costa, presidente da CeasaMinas, celebrou a decisão, ressaltando a oportunidade de resolver problemas estruturais que impactam o abastecimento. “Vamos garantir melhores condições de trabalho e de comercialização para os produtores”, afirmou, destacando a necessidade de uma CeasaMinas mais unida e colaborativa.

Lauzinho, presidente da Aphcemg e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

 

Apoio ao pequeno produtor

Na ocasião, Ladislau Jerônimo (Lauzinho), presidente da Aphcemg, fez um apelo ao ministro, enfatizando a importância de apoiar os pequenos produtores. “Peço ao ministro que ajude o produtor familiar, pois somos os que mais enfrentam dificuldades com o alto custo de insumos e a falta de recursos e equipamentos”, afirmou. Ele sublinhou que muitos pequenos produtores não têm acesso adequado a crédito, o que agrava ainda mais suas dificuldades.

Lauzinho também destacou a urgência de melhorias nos MLPs, enfatizando que tais melhorias são essenciais para oferecer condições adequadas de trabalho aos produtores. “É importante que trabalhemos juntos para fortalecer a CeasaMinas, criando um ambiente que beneficie todos, desde os agricultores familiares até os consumidores”, concluiu.

Lauzinho: “produtores rurais enfrentam dificuldades com o alto custo de insumos e a falta de recursos e equipamentos”.

 

Participação

A prefeita de Contagem Marília Campos e Lauzinho.

Lauzinho, o ministro Paulo Teixeira, a diretora-presidente da ACCeasa, Karina Campos e o presidente da CeasaMinas, Carlos Magno.

Klimerson Martins (assessor jurídico da Aphcemg), René Vilela (secretário de Desenvolvimento Econômico de Contagem), Lauzinho (presidente da Aphcemg) e Carlos Magno (presidente da CeasaMinas).

Mais Notícias